Esse tal de VERB TO BE…
Para qualquer pessoa que comece a estudar inglês, uma das primeiras lições será sempre o verbo “be”. Embora, num primeiro momento, você possa pensar “ah, eu já sei isso”, o fato é que o aluno brasileiro muitas vezes ainda enrosca no uso desse verbo mesmo já estando num nível intermediário. E, afinal, por que é tão importante aprender o verb to be? A resposta é: porque ele é usado o tempo todo em inglês! E, justamente, por ser um verbo de uso tão corrente, tanto com função principal ou como auxiliar em outros vários tempos verbais, é que seu estudo e entendimento se fazem necessários.
Vamos, então, revisitar esse verbo e, finalmente, aprendê-lo, ou, quem sabe, vê-lo sob uma nova perspectiva a partir de agora?
Significado
A primeira coisa que precisamos pensar é que uma mesma palavra em inglês costuma ter vários significados. Isso também acontece em português. Se um estrangeiro te perguntar o que significa a palavra “pena”, o que você vai responder? “Dó”? “Pena na prisão”? “Pena de pássaro”? Em inglês, isso apenas acontece com uma frequência maior que no português, mas o princípio é o mesmo.
O verbo “be” é uma dessas palavras, que significa tanto “ser” como “estar”. Então, se você diz: “Eu estou…” ou “Eu sou…”, a frase em inglês será a mesma: “I am…”. O que definirá seu significado será o complemento que você der à frase. Se eu disser: “I am a dentist.”, esse “am” vai significar “sou” (I am a dentist = Eu sou dentista), afinal, o complemento “a dentist” só permitiria esse significado, pois dizemos “Eu sou dentista” e não “Eu estou dentista”, certo? É assim que sabemos qual dos dois significados é o da frase em questão: analisando o contexto.
Do mesmo modo, se eu disser “I am here”, o complemento “here” (aqui) só pode fazer com que o significado de “am” seja “estou” (I am here = Eu estou aqui).
Formas de conjugação do verbo “be”: am, is, are, was, were.
Uma confusão mais comum do que se imagina no início do aprendizado desse verbo é ficar se perguntando onde foi parar aquela palavrinha “be”, quando só o que vemos são palavras diferentes: “am”, “is”, “are”, “was”, “were”. O aluno escuta o professor dizer “Vamos usar o “verb to be” e vê na lousa a frase “I am Jack”.
Embora isso seja óbvio ou intuitivo para alguns, não o é para muitos, especialmente quando o aluno não tem qualquer experiência prévia com a dinâmica do aprendizado de línguas ou nunca foi muito atento ao estudo do próprio idioma nas aulas de Língua Portuguesa na escola. Se nos esquecermos de observar que um verbo sem conjugação (ou seja, no infinitivo – “be”) frequentemente assume uma forma totalmente diferente quando conjugado, transformando-se numa outra palavra, as palavrinhas diferentes de “be” parecerão estranhas. Porém, se lembrarmos que, na nossa própria língua, por exemplo, o verbo “ser” gera palavras totalmente diferentes quando conjugado, tais como “sou”, “é”, “são”, “era”, “eram”, tal estranhamento certamente deixará de existir na língua do nosso vizinho.
No tempo verbal PRESENTE (Simple Present), o verbo “be” é: am, is, are.
E usaremos cada uma dessas palavras conforme o sujeito na frase:
- I à am
- You, we, they à are
- He, she, it à is
Então, se quisermos dizer:
- Eu sou a Pamela. / Eu estou na sala 9. à Diremos: I am / I am in room 9.
- Eles são a Pamela e o Felipe. / Eles estão na sala 9. à Diremos: They are Pamela and Felipe. / They are in room 9.
- Ela é a Pamela. / Ela está na sala 9. à Diremos: She is / She is in room 9.
No tempo verbal PASSADO (Simple Past), o verbo “be” é: was, were.
- Onde no presente for “am” ou “is”, no passado será “was”.
- Onde no presente for “are”, no passado será “were”.
Ou seja:
- I am à I was (Eu sou, eu estou à Eu era, eu estava)
- He is à He was (Ele é, ele está à Ele era, ele estava)
- They are à They were (Eles são, eles estão à Eles eram, eles estavam)
Confira o quadro:
Outros usos do verbo “be”
Em outros tempos verbais, variações de “be” são:
- being
- been
Mas essa é uma longa história, que vai ficar para outro post!
Por hora, esperamos que você tenha finalmente compreendido, revisado ou modificado sua perspectiva sobre esse tal de verb to be!
See you soon!
Oldcastle School of English