COMO FALAR NO TEMPO PASSADO EM INGLÊS

 Em 7 Passos!

Para que você consiga se comunicar minimamente bem em inglês, você precisa, ao menos, saber como expressar-se nos principais tempos verbais: passado, presente e futuro simples.

Nesse post, falaremos do passado.

Quando queremos dizer frases como “Eu estudei espanhol”, “Ele morou no Japão”, “Eu trabalhei com vendas” ou “Nós fomos ao cinema”, por exemplo, usamos em todas elas verbos no tempo passado (há dois tipos de verbos no passado: o Past Simple e o Past Participle, mas deixemos o segundo para quando formos falar sobre Present Perfect).

Na gramática da língua inglesa, esse tempo verbal passado simples é chamado de Simple Past (ou Past Simple). A palavra “simple” vem do fato de que essa é a forma-base mais comum de se conjugar verbos no passado. Vejamos suas 7 regras básicas essenciais:

  1. O Simple Past costuma ser formado pelo sujeito da frase (I, You, She, We, etc.) seguido de um verbo no passado, assim: I studied, He lived, We went. Isso é válido para todas as pessoas, inclusive “he, she, it”, o que significa que o Simple Past é mais fácil que o Simple Present, pois a conjugação é a mesma para todas as pessoas! Portanto, se você disser “I studied” (eu estudei), “she studied (ela estudou)”, “they studied (eles estudaram)”, a forma “studied” serve para todos do mesmo modo, havendo diferença somente no nosso idioma, quando traduzimos.
  2. Quando fazemos perguntas, precisamos de uma partícula auxiliar: “did”. Assim: Did you work? Did she like? Did he go? Ou seja, não basta apenas adicionarmos um ponto de interrogação ao final da frase como fazemos em português. Porém, observe que quando usamos a partícula auxiliar “did”, o verbo retorna à sua forma original (que é o infinitivo do verbo), pois agora será essa partícula que indicará o tempo verbal na frase. Note que não há diferença para “he, she, it”, ou seja, todo mundo ganha um “did”!
  3. Não somente as perguntas, mas também as frases negativas precisam dessa partícula. Nós apenas acrescentamos o “not” depois delas. Assim: I did not work, She did not Observe que “did not” é geralmente abreviado como “didn’t”: I didn’t work.
  4. A regra da partícula (did) para formar perguntas e frases negativas só não se aplica no caso do verbo “(to) be”. Esse verbo tem sempre uma gramática exclusiva, afinal, o verbo “ser” precisa ter sua própria identidade, não é mesmo? Portanto, devemos memorizar o que muda da forma presente para o passado: “am/is” à was /  “are” à were.
  • Assim, dizemos: I was, You/We/They were, He/She/It was.
  • E, nas perguntas, apenas invertemos a ordem na frase, sem necessidade de qualquer partícula, assim:
    • I was: Was I?
    • We were: Were we?
    • She was: Was she?
  • E quando formamos uma frase negativa, apenas adicionamos o “not” à frente do verbo: I was not, We were not, He was not. E podemos abreviar “was not” como “wasn’t” e “were not” como “weren’t”, ok?
  1. Uma nota extra sobre frases afirmativas: diferentemente do Simple Present, no Simple Past não há diferenças de conjugação ou terceira pessoa para se preocupar. Há uma lista famosa de verbos que precisamos memorizar para conseguirmos nos expressar minimamente nesse tempo verbal: é a lista dos IRREGULAR VERBS. Os verbos em inglês no passado pertencem a dois grupos: REGULAR e IRREGULAR. Os verbos regulares terminam em “ed” e os irregulares estão na lista.
  2. Verbos REGULARES: grande parte dos verbos em inglês são regulares. Isso facilita muito, pois basta acrescentar “ed” ao final do verbo para transformá-lo no passado. Veja: worked, watched, kissed, asked, stopped, played, studied. Os últimos três verbos, no entanto, têm um “porém”:
  • Quando o verbo (em sua maioria de uma única sílaba) termina em CVC (consonante-vogal-consonante), dobramos sua última letra: stop = stopp Para ajudar a memorizar essa regra, pode ser útil pensar no seguinte: CVC é uma agência de viagens famosa. Quando você viaja, você quase sempre deseja dobrar a estadia, de tanto que está gostando da viagem… CVC…viagem…dobrar… a última letra, no caso da nossa lição.
  • O outro caso especial é para verbos terminados em “y”. Se o que vier antes da letra “y” for vogal, basta acrescentar o “ed” (= played), mas se for consoante, será preciso transformar o “y” em “i” antes de acrescentar o “ed” (= studied). Para ajudar a memorizar essa regra, pense o seguinte: o grupo com o maior número de letras (consonantes) pede o maior número de alterações (y à i).
  1. Verbos IRREGULARES: aqui não tem outro jeito a não ser memorizar! Porém, quanto mais contato você tiver com o idioma, mais fácil vai ficando lembrar desses verbos, afinal, são usados com muita frequência. Vejamos alguns dos mais comuns:

*Observação: “Do” também é verbo e significa “fazer”. É um verbo irregular, ou seja, no passado ele vira “did”, igual à partícula auxiliar. Então, diríamos: “I did my homework.” (Eu fiz minha lição de casa.). Na pergunta, ficaria assim: “Did you do your homework?” (Você fez sua lição de casa?, observando que o verbo voltou para sua forma original quando usamos a partícula auxiliar “did” para formar a pergunta). E na negativa: “I didn’t do my homework.”

 

Agora, tente responder as perguntas abaixo. As respostas estão a seguir.

  1. Quando formamos uma frase afirmativa no passado mais simples que há em inglês, basta colocar o verbo na frente do sujeito, assim: “You work”? Algo muda se o sujeito da frase for “he, she, it”? Tente formar as seguintes frases: “Eu trabalhei ontem.”, “Ela trabalhou ontem.” e “Ele foi ao cinema semana passada.”
  2. É correto apenas colocarmos um ponto de interrogação no fim da frase para fazer uma pergunta, assim como fazemos em português? Por exemplo, é correto perguntarmos: “You worked?”
  3. E seria correto perguntarmos: “She worked?”
  4. É preciso partícula auxiliar para formar frases negativas, ou posso dizer “I not worked.”?
  5. E dizer “She did work.”, pode?
  6. E se eu quiser passar a frase “You are a student.” para o passado, como faço? Acrescento “ed” em algum lugar?
  7. E na negativa, é correto dizer: “You didn’t are a student.” ?
  8. Nas afirmativas, precisamos usar “did”?
  9. Como eu sei que o verbo “go” vira “went” no passado em inglês? De onde vem essa informação?
  10. O que está errado nessa frase: “Did you studied a lot yesterday?” Qual seria a forma correta?

 

 

 Answers:

  1. Não. “You work” é traduzido por “Você trabalha”, ou seja, não é passado, e sim presente. Para ser passado, é preciso acrescentar “ed” ao verbo: “You worked”. O mesmo serve para qualquer pessoa, inclusive “he, she, it”. Formando as frases: “I worked yesterday.”, “She worked yesterday.” e “He went to the cinema last week.”.
  2. Não, não é correto. Para perguntas (e negativas) precisamos de uma partícula auxiliar, que é “did” no caso do passado, a menos que seja verbo “to be”, que é o único que não precisa de partículas auxiliares.
  3. Não seria correto. Falta o auxiliar “did”, ou seja, perguntaríamos “Did she work?”, lembrando que ao usar o “did”, o verbo volta à sua forma original (infinitivo).
  4. É preciso partícula auxiliar (did) para as negativas. Portanto, dizer “I not worked” está errado. Deve-se dizer “I did not work.” ou “I didn’t work.”
  5. Não, não pode. Não se usa “did” em afirmativas. Nesse caso, acrescenta-se “ed” ao verbo, já que “work” é regular: “She worked.” Exceção: é possível usar o “did” em afirmativas apenas quando queremos enfatizar a ideia do verbo principal (ou quando o “did” for o próprio verbo “do” no passado, ou seja, um verbo principal e não auxiliar), mas essa é uma expressão para se aprender apenas depois que o uso do Simple Past já estiver bem compreendido. =)
  6. Não se acrescenta “ed” em nenhum lugar, pois trata-se de verb “to be”, que, além disso, é irregular. Então, diríamos: “You were a student.”
  7. Não é correto, pois “are” é conjugação de tempo presente. Dizer “You didn’t are a student” é uma frase sem nexo, pois seria como se estivéssemos dizendo algo parecido com: “Você não foi é um aluno.” Além disso, trata-se de verbo “to be”, ou seja, o “am, is, are” do presente viram “was, were” no passado e não se usa “did” com verbo “to be”. Então o certo seria dizer: “You were a student.”
  8. Não se usa “did” nas afirmativas, somente nas perguntas e negativas (desde que não seja verbo “to be” e desde que não estejamos querendo usar aquela expressão especial de ênfase do verbo principal).
  9. Essa informação vem da lista de verbos irregulares. É preciso memorizar quais verbos são irregulares e qual a sua forma.
  10. O verbo “studied”, que deveria ter voltado à sua forma original – “study” – uma vez que “did” foi usado. O correto seria: “Did you study a lot yesterday?”

 

See you soon!

Oldcastle School of English

Unidades em Barueri e Osasco – SP

NOVIDADE: Aulas online, ao vivo, particulares ou em grupo, para todo o Brasil.