Você sabe como se diz “mão-de-vaca”, “nariz entupido” e “na ponta da língua” em inglês?

Todo mundo conhece aquele amigo ou parente que não abre a carteira de jeito nenhum, não é mesmo? É o famoso “cheapskate” (mão-de-vaca). Pronuncia-se /tchipskeit/. Mas você sabe como essa expressão se originou? A analogia com a vaca surgiu do fato de que sua pata é incapaz de manusear objetos, e o dinheiro é um objeto comumente manuseado pelo ser humano. Assim, do mesmo modo que a vaca não é capaz de “abrir a mão”, o cheapskate também não é. Em certas regiões de Portugal, “mão de vaca” é um prato típico da culinária e é preparado com a pata da vaca e acompanhado de arroz branco.

Bem, o típico cheapskate não gosta de gastar com nada, nem mesmo com um descongestionante nasal que alivie aquele clássico nariz-entupido (stuffed-up nose – pronuncia-se /stãftap nouz/) nos dias mais terríveis do resfriado. E por falar em stuffes-up noses, você sabia que existe um rolinho recheado com o mesmo creme do sonho que os brasileiros, por motivos um tanto disgusting (nojentos) resolveram chamar de “nariz entupido”? Uma variação do nome desse doce é pior ainda: “nariz sujo”! Você acha apetitoso comprar um doce desses na padaria se souber o nome? Aliás, o brasileiro tem um gosto um tanto duvidoso para dar nomes aos doces… você já comeu “olho de sogra”, “bicho de pé” e “dedo de moça”? Argh!

Mas atenção, pois stuffed-up nose em inglês refere-se apenas ao nariz entupido de verdade, e não a um doce, que recebeu esse nome apenas aqui no Brasil, por questões culturais que não se aplicam à cultura internacional.

E, por fim, talvez para podermos saborear os doces sem pensar em como são chamados, não é incomum esquecer os nomes deles quando estamos diante do balcão convidativo da doceria. E, às vezes, fazemos aquele esforço para lembrar algo que está “on the tip of the tongue” (na ponta da língua), mas não sai de jeito nenhum! Dá uma aflição, né?!

É isso aí! Agora você já conhece um pouco mais sobre as nossas expressões de todo dia…

See you soon!
Oldcastle School of English

 

Quer saber mais sobre a Oldcastle?