fbpx

COMO O MECANISMO DO CÉREBRO PODE ATRAPALHAR O APRENDIZADO DO INGLÊS

Blog da Oldcastle - Escola de Inglês em Barueri, Osasco e Alphaville

COMO O MECANISMO DO CÉREBRO PODE ATRAPALHAR O APRENDIZADO DO INGLÊS

 

Embora ambos os lados do nosso cérebro tenham uma estrutura física muito parecida., algumas funções são responsabilidade de um único lado.

O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio lógico. Já o lado direito é responsável por nossa emoção e criatividade.

A metade esquerda comanda o lado direito do nosso corpo e vice-versa. Assim, nos movimentamos e pensamos simultaneamente.

E para usarmos totalmente nossa capacidade de aprendizagem nós precisamos entender como a nossa mente funciona.

Equilibrar a razão e a emoção é essencial e o que nos proporciona a inteligência emocional, necessária para que todos os tipos de relacionamento fluam.

O nosso cérebro transmite informações através dos neurônios e isso acontece em milissegundos. Com isso nós percebemos, entendemos e reagimos. Nosso corpo todo funcionando via comandos do cérebro.

As crianças não têm o lado esquerdo do cérebro (razão) plenamente desenvolvido, por isso assimilam informações sem analisar racionalmente, ou seja, não fazem uma análise e modificam a informação que recebem.

Essa é a grande sacada para o processo de um adulto em aprender outro idioma: deixar de traduzir. Já que a tradução nesse caso é exatamente uma análise (comparação com o Português) e pode levar a pessoa a questionamentos sem sentido, apego a sons semelhantes com os da língua mãe e uma necessidade de pensar em Português para conseguir falar o Inglês, ou seja, não flui.

Se todos os adultos fossem para a aula de inglês sem o medo de errar, sem querer filtrar, sem querer deduzir, sem buscar a perfeição, desapegado de tradução, aprenderiam muito mais tranquilamente, como as crianças.

O grande segredo é ter a mente aberta, livre de bloqueios.

A falta de clareza sobre a importância desses aspectos ou a tentativas de aprendizado sem as técnicas certas, frustram muitos brasileiros que acham que é impossível aprender inglês (aliás uma grande mentira).

Muitas escolas regulares que proporcionam aulas de inglês, ou mesmo escolas especializadas ainda trabalham somente o lado esquerdo do cérebro do aluno, passando textos para serem copiados, exercícios para serem respondidos por escrito, leitura sem um acompanhamento, sempre etapas que levam o aprendiz a raciocinar muito (e naturalmente comparar as informações com o Português). Assim, muita gente tem nota boa, mas, na hora de falar Inglês não desenvolve uma conversa.

É possível usar os dois lados do cérebro nesse processo e aprender o Inglês de um jeito prático e espontâneo, ao mesmo tempo.

A descontração alinhada a objetividade no jeito de ensinar ativam ambos os lados do cérebro, que se ajudam e fazem com que o aprendizado seja mais rápido.  Aulas com foco em conversação, leves e interessantes são o caminho para que as pessoas se libertem da crença de que aprender inglês ou qualquer outro idioma é difícil, e com isso, alcancem seu objetivo.

Quer saber mais sobre a Oldcastle?

See you soon 🙂

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar

A oldcastle entrará em contato com você 🙂
Aqui você aprende!
Fale pelo Whatsapp

Unidade Barueri

(11) 98577-0076

Unidade Osasco

(11) 96848-3019

Unidade Alphaville

(11) 96848-3019

Fale pelo Telefone

Unidade Barueri

(11) 4326-4944

Unidade Osasco

(11) 3684-0387

Unidade Alphaville

(11) 96848-3019