COMO O MECANISMO DO CÉREBRO PODE ATRAPALHAR O APRENDIZADO DO INGLÊS
Embora ambos os lados do nosso cérebro tenham uma estrutura física muito parecida, algumas funções são responsabilidade de um único lado.
O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio lógico. Já o lado direito é responsável por nossa emoção e criatividade.
A metade esquerda comanda o lado direito do nosso corpo e vice-versa. Assim, nos movimentamos e pensamos simultaneamente.
E para usarmos totalmente nossa capacidade de aprendizagem nós precisamos entender como a nossa mente funciona.
Equilibrar a razão e a emoção é essencial e o que nos proporciona a inteligência emocional, necessária para que todos os tipos de relacionamento fluam.
O nosso cérebro transmite informações através dos neurônios e isso acontece em milissegundos. Com isso nós percebemos, entendemos e reagimos. Nosso corpo todo funciona via comandos do cérebro.
As crianças não têm o lado esquerdo do cérebro (razão) plenamente desenvolvido, por isso assimilam informações sem analisar racionalmente, ou seja, não fazem uma análise e modificam a informação que recebem.
Essa é a grande sacada para o processo de um adulto em aprender outro idioma: deixar de traduzir. Já que a tradução nesse caso é exatamente uma análise (comparação com o Português) e pode levar a pessoa a questionamentos sem sentido, apego a sons semelhantes com os da língua mãe e uma necessidade de pensar em Português para conseguir falar o Inglês, ou seja, não flui.
Se todos os adultos fossem para a aula de inglês sem o medo de errar, sem querer filtrar, sem querer deduzir, sem buscar a perfeição, desapegado de tradução, aprenderiam muito mais tranquilamente, como as crianças.
O grande segredo é ter a mente aberta, livre de bloqueios.
A falta de clareza sobre a importância desses aspectos ou as tentativas de aprendizado sem as técnicas certas, frustram muitos brasileiros que acham que é impossível aprender inglês (aliás uma grande mentira).
Muitas escolas regulares que proporcionam aulas de inglês, ou mesmo escolas especializadas ainda trabalham somente o lado esquerdo do cérebro do aluno, passando textos para serem copiados, exercícios para serem respondidos por escrito, leitura sem um acompanhamento, sempre etapas que levam o aprendiz a raciocinar muito (e naturalmente comparar as informações com o Português). Assim, muita gente tem nota boa, mas, na hora de falar Inglês não desenvolve uma conversa.
É possível usar os dois lados do cérebro nesse processo e aprender o Inglês de um jeito prático e espontâneo, ao mesmo tempo.
A descontração alinhada a objetividade no jeito de ensinar ativam ambos os lados do cérebro, que se ajudam e fazem com que o aprendizado seja mais rápido. Aulas com foco em conversação, leves e interessantes são o caminho para que as pessoas se libertem da crença de que aprender inglês ou qualquer outro idioma é difícil, e com isso, alcancem seu objetivo.
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