COMO FALAR NO TEMPO PRESENTE EM INGLÊS

Para que você consiga se comunicar minimamente bem em inglês, você precisa, ao menos, saber como expressar-se nos seus principais tempos verbais: passado, presente e futuro simples.

Nesse artigo, falaremos do presente.

Quando queremos dizer frases como “Eu estudo inglês”, “Ele mora no Japão”, “Eu trabalho com vendas”, “Nós trabalhamos juntos” ou “Eles são meus amigos”, por exemplo, usamos em todas elas verbos no tempo presente. Na gramática da língua inglesa, esse tempo verbal é chamado de Simple Present (ou Present Simple). Vejamos suas 7 regras básicas essenciais:

  1. O Simple Present costuma ser formado pela pessoa (sujeito da frase) seguida de um verbo geralmente inalterado, assim: I study, We work, They like.
  2. Porém, há três pessoas em inglês que requerem alteração no verbo: he, she, it. Estas são o que chamamos de “terceira pessoa do singular”. Nesse caso, diríamos: She studies, He works, It likes.
  3. Quando fazemos perguntas, precisamos de uma partícula auxiliar: “do”. Assim: Do you work? Do they like? Do you speak? Ou seja, não basta apenas adicionarmos um ponto de interrogação ao final da frase como fazemos em português.
  4. Para as pessoas “he, she, it”, tudo costuma ser diferente, inclusive essa partícula, que passa a ser “does”. Assim: Does he work? Does she like? Observe que quando a partícula estiver presente na frase, não alteramos mais o verbo, pois o “es” contido no “does” já indica que se trata de “he, she, it”. Alterações no verbo ocorrem somente nas frases afirmativas. A partir do momento em que existe uma partícula auxiliar, é nessa partícula que ocorrerá a alteração, e não no verbo.
  5. Não somente as perguntas, mas também as frases negativas precisam dessas partículas, que só não são usadas nas frases afirmativas. Nós apenas acrescentamos o “not” depois delas. Assim: I do not work, She does not Observe que “do not” é geralmente abreviado como “don’t”. Do mesmo modo, “does not” é abreviado como “doesn’t”. Assim: I don’t work, She doesn’t work.
  6. A regra das partículas (do/does) para formar perguntas e frases negativas só não se aplica no caso do verbo “(to) be”. Isso porque esse verbo é especial, talvez em homenagem ao fato de que nada é mais importante na nossa vida do que podermos “ser” (= be) o que somos. Então, esse verbo ganha um funcionamento único (assim como cada um de nós!), ou seja, devemos memorizar que dizemos I am, You/We/They are, He/She/It is. Ou seja, as três formas do verbo “(to) be” no presente são: am, are, is, escolhidas de acordo com o sujeito que o acompanha. E, nas perguntas, apenas invertemos a ordem na frase, sem necessidade de qualquer partícula, assim: I am: Am I? , We are: Are we?, She is: Is she? E quando formamos uma frase negativa apenas adicionamos o “not” à frente do verbo: I am not, We are not, He is not. Existem mais alguns verbos (não muitos) em inglês que seguem esse mesmo formato (comumente os “verbos modais”: can, could, would, will, must, should, might, may, ought to), mas isso é assunto para outro post.
  7. Um anota extra sobre frases afirmativas: lembrando que as pessoas “he, she, it” costumam causas alterações no verbo que conjugam, você já deve ter percebido que alguns verbos terminam em “s”, outros em “es” e outros em “ies”. Essas diferenças são só para ‘he, she, it’, e somente na afirmativa, ok? Por exemplo: He likes, she watches, he studies, it (o gato) sleeps. A regra é a seguinte: na maior parte das vezes, basta acrescentar um “s” ao verbo. Porém, se o verbo terminar em [s, sh, ch, o], acrescenta-se “es”. Exemplos: I kiss – She kisses, You wash – He washes, They watch – She watches, I go – He goes. Verbos terminados em [x] ou [z] também seguem essa regra, mas são poucos os verbos terminados com essas letras em inglês, então, não se preocupe se esquecer de aplicar a regra a eles de vez em quando, com o tempo e prática você aprenderá.

 

Agora, tente responder as perguntas abaixo. As respostas estão a seguir.

  1. Quando formamos uma frase afirmativa no presente em inglês, basta colocar o verbo na frente do sujeito? Algo muda se o sujeito da frase for “he, she, it”? Tente formar as seguintes frases: “Eu trabalho aos domingos.” e “Ele trabalha aos domingos.”
  2. É correto apenas colocarmos um ponto de interrogação no fim da frase para fazer uma pergunta, assim como fazemos em português? Por exemplo, é correto perguntarmos: “You work?”
  3. E seria correto perguntarmos: “She work?” ou “She works?”
  4. É preciso partícula auxiliar para formar frases negativas, ou posso dizer “I not work.”?
  5. E dizer “She not works.”, pode?
  6. E se eu quiser transformar a frase “You are a student.” em pergunta, como faço? Acrescento “do”?
  7. E na negativa, é correto dizer: “You don’t are a student.” ?
  8. Qual letra acrescentamos aos verbos (exceto ‘to be’) quando formamos frases afirmativas com as pessoas especiais “he, she, it”, na maioria das vezes? Dê um exemplo com os verbos: ‘work’ e ‘like’.

 

See you soon!

Oldcastle School of English