ENTENDENDO COMO FALAR NO TEMPO FUTURO SIMPLES EM INGLÊS
Em 7 Passos
Para que você consiga se comunicar minimamente bem em inglês, você precisa, ao menos, saber como expressar-se nos principais tempos verbais: passado, presente e futuro simples. Deste último, vamos falar no post de hoje.
Mas antes é importante saber que:
Na gramática da língua inglesa, há duas formas de construirmos frases no futuro: usando a partícula “will” ou a estrutura “(be) going to”. Cada uma delas tem contextos específicos em que costumam ser usadas, com distinções que não são habituais em português. Por exemplo:
- Will: usa-se quando queremos falar de coisas que temos menos certeza que irão ocorrer, previsões de futuro, algo que tenhamos acabado de decidir, favores ou coisas que iremos pedir para comer. Exemplos:
- Eu acho que vou ficar em casa essa noite. (I think I will stay home tonight.)
- O mundo mal terá calotas polares em 10 anos. (The world will barely have polar ice caps 10 years from now.)
- Essas caixas parecem pesadas. Vou te ajudar! (These boxes look heavy. I will help you!)
- Eu vou querer um cheeseburger, por favor. (I’ll have a cheeseburger, please.) – Note que I’ll = I will .
- Going to: costuma ser usado quando falamos de planos, atividades que já tenham sido programadas, coisas que temos mais certeza que irão ocorrer. Exemplos:
- Eu vou começar a faculdade ano que vem. (I am going to start college next year.)
- O John vai pegar o avião às 7. (John is going to take the plane at 7.)
O Future Simple é aquele em que construímos frases com “will”. É importante conhecê-lo em primeiro lugar, pois se você precisar se comunicar em inglês dizendo algo no futuro e ainda não tiver pleno domínio das duas formas possíveis, construir frases com “will” já garantirá que seja entendido e que consiga comunicar o principal.
Vejamos as 7 regras básicas do Futuro Simples com “will”:
- O Future Simple costuma ser formado pelo sujeito (I, you, she, etc.) seguido da partícula “will” e do verbo em sua forma infinitiva. Assim: He will study hard!
- A estrutura desse tempo verbal é parecida com a do verbo (to) be, ou seja, basta inverter a ordem entre o sujeito e a partícula ‘will’ na pergunta, ou acrescentar o “not” depois de ‘will’ na negativa.
- Portanto, transformando a frase “He will study hard!” em pergunta, faríamos da seguinte forma: Will he study hard?
- Na negativa, apenas acrecentamos o ‘not’: He will not study hard.
- Observe que não há diferença de conjugação para terceira pessoa do singular (he, she, it). Ou seja, a estrutura é a mesma para todas as pessoas: He will study / I will study hard. /They will study hard.
- Observe que a partícula ‘will’ costuma ser abreviada como ‘ll, junto do sujeito: I will = I’ll / She will = she’ll. Exemplo: I’ll go home now.
- Na negativa, a abreviação de ‘will not’ é “won’t”. Veja: She won’t go home now.
Agora, tente responder as perguntas abaixo. As respostas estão a seguir.
- Quando formamos uma frase afirmativa no futuro simples, usamos qual partícula auxiliar? Como você diria em inglês: “Vou fechar a janela.”?
- E como você diria: “Ela vai fechar a janela.” Há diferença de conjugação para “he, she, it” quando usamos o futuro com “will”?
- Como se constrói essa frase em inglês: “Vou chamar o John.”
- Como se abrevia “I will”?
- Como se abrevia “I will not”?
- Na pergunta, basta acrescentar um ponto de interrogação e fazer entonação de pergunta exatamente como fazemos em português? Está correta a frase: “You will call Mary now?”
- Qual o erro nessa frase: “I don’t will wait for the bus.” Qual a forma correta?
Answers:
- Usamos “will”. Eu diria: “I will close the window.”
- Eu diria: “She will close the window.” Não há diferença de conjugação para “he, she, it” quando usamos o futuro com ‘will’.
- Se constrói da seguinte forma: “I will call John.” (ou: I’ll call John.)
- Se abrevia: I’ll.
- Se abrevia: I won’t.
- Não, não basta o ponto de interrogação ou a entonação de pergunta. É preciso inverter a ordem entre “will” e o sujeito. A frase não está correta, o certo seria: ““Will you call Mary now?”
- O erro é o uso do “don’t”, que é a negativa do tempo verbal presente, e não futuro. No futuro, se usa “won’t”. A frase correta, portanto, seria: “I won’t wait for the bus.”
See you soon!
Oldcastle School of English
Quer estudar com a Oldcastle?
- Unidades em Barueri e Osasco – SP
- Em breve: Unidade Alphaville no Alpha Square
- Novidade: aulas online, ao vivo