Afinal, como usar o s em inglês?

 Você de vez em quando se confunde ao usar o ‘s (apóstrofo s) em inglês, nem sempre sabe por que ele está ali ou qual o seu significado? Se sim, ao final dessa leitura, você terá resolvido essa confusão toda! E ainda vai aproveitar para expandir seus horizontes culturais, conhecendo um pouquinho da história de franquias famosas, como o McDonald’s. Então, aqui vamos nós!

Em inglês, um apóstrofo costuma representar a abreviação de alguma coisa, geralmente letras, um verbo ou lugar. É também muito usado para indicar que alguém possui algo.

E atenção: ele não serve para formar plural!

 

Verbos

Quando abreviamos um verbo, geralmente usamos o apóstrofo seguido apenas da última letra desse verbo, por exemplo:

  • He is = he’s
  • She has eaten = she’s eaten
  • I would = I’d

Mas há verbos que costumam permanecer com suas duas últimas letras juntas, como é o caso de will, have e are:

  • They will = they’ll
  • They have seen = they’ve seen
  • You are = you’re

É importante lembrar que, com exceção do verbo “be” (am, is, are), que pode ter função tanto de verbo principal quanto de verbo auxiliar, não costumamos abreviar verbos principais.

Ou seja, pode-se dizer:

  • She’s my friend. (Ela é minha amiga.)

She’s = she is – nessa frase, o verbo “is” é o principal, mas por ser verbo “be” não tem problema abreviar.

  • She’s coming to school. (Ela está vindo para a escola.)

She’s = she is – nessa frase, o verbo “is” tem somente função auxiliar para o verbo principal que é “come”, e costumamos abreviar os auxiliares.

  • She’s written many books. (Ela escreveu muitos livros.)

She’s = she has – nessa frase, o verbo “has” tem somente função auxiliar para o verbo principal que é “written” (Present Perfect), e costumamos abreviar os auxiliares.

Mas não se diz:

  • She’s a big house. (Ela tem uma casa grande.)

She’s = she has – nessa frase, o verbo “has” tem função principal (“ter”), e não costumamos abreviar verbos principais (exceto por “be” – am, is, are).

 

E como saber se she’s é “she is” ou “she has”?

Basta olhar o que vem depois:

  • Se for “has”, haverá um verbo na forma participle (seen, been, gone, etc.). Exemplo: She’s eaten a lot lately. (Ela tem comido muito ultimamente.).
  • Se for “is”, haverá um complemento compatível com o significado do verbo “ser, estar” (= “be”). Exemplo: She’s late. (Ela está ).

 

Lugares

O inglês é certamente uma língua que preza pela rapidez e praticidade. Isso significa que palavras são “comidas” o tempo todo! Um caso muito comum de “palavras comidas” é quando nos referimos à casa ou estabelecimento comercial de alguém:

  • Martin is going to his mother’s. (O Martin está indo na [casa da] mãe dele.)

Nessa frase, a palavra “house” (casa) está implícita, onde o dono da casa leva o apóstrofo e, assim, subtende-se o lugar e que ele pertença àquela pessoa, lembrando que s costuma indicar posse.

  • Mike is going to the hairdresser’s this afternoon. (O Mike vai ao [salão de] cabeleireiro hoje à tarde.)

Nessa frase, the hairdresser é o cabeleireiro (a pessoa), mas the hairdresser’s sugere o local pertencente àquele profissional, no caso, o salão.

 

Posse

É a indicação de algo pertence a alguém.

McDonald’s…

Você já se perguntou sobre o s nos restaurantes McDonald’s e Habib’s ou, ainda, nas lojas Levi’s?

Pois bem, um pouquinho de história: Os irmãos Richard James McDonald e Maurice James McDonald, nascidos na cidade americana de Manchester, no Estado de Nova Hampshire, foram os pioneiros do fast-food ao abrirem o primeiro restaurante McDonald’s em 1940. Começaram com uma barraquinha na Califórnia, onde vendiam hambúrgueres a 10 centavos cada, servidos de minuto a minuto, embrulhados em papel e o cliente fazia o pedido diretamente ao cozinheiro. Então, todo mundo começou a dizer: “Os hambúrgueres [da lanchonete] dos McDonald são ótimos!”: The McDonald’s burgers are great!

Outro caso bem-sucedido é o de Alberto Saraiva, que, apesar do nome, não fundou a Saraiva Bookstore, e sim a primeira loja Habib’s, em 1988, escolhendo o nome de sua franquia por sugestão de um amigo árabe que costumava chamar as pessoas de “habib” (querido), e assim o nome Habib’s seria algo como “[esfihas] do querido”. Para o sucesso é preciso amor no coração!

Já as famosas calças jeans da Levi’s começaram quando o norte americano Levi Strauss  abriu sua primeira lojinha em 1853: “as roupas do Levi” = Levi’s [clothes].

Assim, quando você quiser indicar que algo pertence a alguém, use s após citar o “dono” dessa coisa. Outros exemplos: Maria’s book (o livro da Maria), Levi’s clothes (as roupas do Levi), João’s cell phone (o celular do João), Anna’s sister (a irmã da Anna), the brothers’ burgers (os hambúrgueres dos irmãos).

 

E se mais de uma pessoa for dona da mesma coisa?

 Nesse caso, se os donos forem representados por um plural que termine em s, como em the brothers’ burgers ou the cats’ dishes, lembre-se de que o inglês é uma língua econômica e, portanto, não haverá necessidade de colocar mais um “s”, um já está bom! Mais exemplos: the teachers’ room (a sala dos professores); the dogs’ food (a comida dos cachorros).

Para saber se o dono da coisa está no singular ou plural, olhe sempre quem é (ou são) a pessoa antes do apóstrofo.

Como o inglês é uma das línguas mais irregulares (mais cheias de exceções) que conhecemos, há um caso em que será preciso por um s depois do apóstrofo – mesmo quando a palavra já estiver terminando em s: nomes próprios que, coincidentemente, terminem em s. Exemplos: Marcos’s book (o livro do Marcos); James’s car (o carro do James). Note que não se tratam de plurais.

Para plurais irregulares, ou seja, onde não há “s”, é preciso colocá-lo. Exemplos: women’s clothes (roupas femininas); the men’s restroom (o banheiro dos homens).

 

É isso aí! Agora você já sabe muito mais sobre um dos elementos mais comuns do inglês – o ‘s – e já pode ajudar aquele seu amigo a pôr o nome no estabelecimento dele!!!

 

See you soon!

OLDCASTLE SCHOOL OF ENGLISH

 

 

Aulas Presenciais na grande São Paulo ou Online.

Para informações sobre as aulas de inglês na Oldcastle, contate-nos pelo WhatsApp:

  • MODO ONLINE de qualquer lugar do mundo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511982213308
  • Aulas presenciais na Unidade de Barueri (Alphaville): https://api.whatsapp.com/send?phone=5511982213308
  • Aulas presenciais na Unidade de Barueri (Centro): https://api.whatsapp.com/send?phone=5511985770076
  • Aulas presenciais na Unidade de Osasco (Vila Campesina): https://api.whatsapp.com/send?phone=5511968483019