fbpx

A origem da língua inglesa

Blog da Oldcastle - Escola de Inglês em Barueri, Osasco e Alphaville

Você sabe de onde surgiu o inglês que conhecemos hoje? Sabe há quanto tempo essa língua existe? Sabe quais outras línguas participaram da constituição do inglês? Então vem com a gente num rápido tour histórico que vai revelar fatos surpreendentes!

Historiadores descobriram indícios de seres humanos vivendo nas regiões adjacentes da Europa correspondentes ao que hoje chamamos de Grã-Bretanha há mais de 7.000 anos! Porém, a jornada da língua inglesa não começou aí.

De modo resumido, afinal, foi um longo percurso repleto de idas e vindas, podemos dizer que a formação da língua inglesa é a história de três grandes invasões e de uma revolução cultural. A língua foi trazida à Grã-Bretanha por tribos germânicas (mais especificamente pelos povos alemães Anglos, Saxões e Jutas), influenciada pelo latim e pelo grego, sutilmente enriquecida pelos dinamarqueses e finalmente transformada pelos franceses.

Por volta do século XVIII, após tantas batalhas, invasões e intersecções entre povos, o inglês ainda não era a mesma língua que conhecemos hoje. Dentre muitas particularidades, uma delas era a de que o inglês antigo tinha sua pronúncia muito parecida com a ortografia. Reformulações culturais fizeram com que a pronúncia fosse assumindo novas nuances, enquanto sua ortografia se manteve com poucas alterações, o que explica uma das características marcantes da língua inglesa da atualidade, que é o fato de pronunciarmos a maioria das palavras de forma diferente do que sugere a ortografia.

Ou seja, o inglês que conhecemos hoje é uma colcha de retalhos de diversos povos, que viveram em regiões, períodos históricos e estilos de vida muito diferentes, e que ainda passou por uma revolução cultural que modificou tudo isso substancialmente, de modo que praticamente nada do que ainda resta do inglês antigo seja inteligível ao falante do inglês moderno.

As palavras da famosa oração do “Pai Nosso” estão, ainda hoje, em inglês antigo e apenas 15% delas são inteligíveis no inglês usado nos dias de hoje.

Linguistas historiadores buscaram por muito tempo qual seria a “fonte comum” a todas as línguas faladas na humanidade. Embora muito tenha se perdido nas areias do tempo, acredita-se que cerca de um terço da linguagem usada pela raça humana derive de uma fonte indo-europeia comum, mais precisamente do latim e do grego, cujas similaridades são encontradas no sânscrito, uma das línguas mais antigas do mundo. Você sabia que “karma” é uma palavra do sânscrito?

Enfim, se pensarmos que um idioma se constrói e se altera como produto cultural de um povo e de uma época, e carrega consigo tantas experiências, emoções e memórias, representando a somatória de tantos fragmentos da história da humanidade, pode-se dizer que aprender uma língua seja algo emocionante, importante, especial e único. Aprender inglês é como absorver a cultura de todo um período de existência humana na Terra.

Há um provérbio tcheco que diz: “You live a new life for every new language you speak. If you know only one language, you live only once.” (“Você vive uma nova vida para cada nova língua que você fala. Se você só fala uma língua, você só vive uma vez.”

Talvez por isso a NASA tenha escolhido o inglês como o idioma que representa a nossa espécie e o mundo em que vivemos quando enviou ao espaço discos com informações sobre a vida no nosso planeta. A nave Voyager 1 foi lançada em 1977, passou pela órbita de Plutão em 1990 e deixou o sistema solar em novembro de 2004. Está por aí viajando pelo espaço sideral com a singela esperança de permitir que alguém saiba que existimos um dia.

 

See you soon!

Oldcastle School of English

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar

A oldcastle entrará em contato com você 🙂
Aqui você aprende!
Fale pelo Whatsapp

Unidade Barueri

(11) 98577-0076

Unidade Osasco

(11) 96848-3019

Unidade Alphaville

(11) 96848-3019

Fale pelo Telefone

Unidade Barueri

(11) 4326-4944

Unidade Osasco

(11) 3684-0387

Unidade Alphaville

(11) 96848-3019